24 de abril de 2010

BIOPLASTIA - O FIM do BISTURI


Inventor da Bioplastia, a plástica interativa sem cortes, e consagrado por seus clientes – inclusive por ilustres personalidades rio-grandinas - o "escultor da beleza humana", o cirurgião-plástico gaúcho, Almir Moojem Nácul, esculpe a beleza de seus pacientes revolucionando a cirurgia plástica nacional e internacional.

Créditos: Revista Classic Life
- Complemento: Bruno Kairalla
- Fotos: Divulgação


Quem chega pela primeira vez à clínica do doutor Nácul, considerada o Centro Mundial de Bioplastia, no bairro Moinhos de Vento em Porto Alegre, é encaminhado para uma sala de cinema, onde assiste a um vídeo informativo sobre a nova técnica revolucionária e já consagrada como “A Plástica do Terceiro Milênio”.

O vídeo reúne entrevistas dadas pelo inventor da técnica, além de depoimentos e diversas imagens do “antes” e “depois” de homens e mulheres que passaram pelo procedimento, sem o auxílio de bisturi, nem internação hospitalar, cicatrizes ou áreas roxas, apenas sob o efeito da anestesia local, semelhante à utilizada em consultório de dentista.


As mudanças físicas – e bastante naturais - observadas em cada paciente impressionam os interessados. E o tempo de duração do procedimento, também: em média, menos de duas horas, após a consulta e as avaliações. Tudo porque no lugar do bisturi a técnica é feita por uma microcânula com a ponta arredondada que passa pelos vasos sem lesioná-los.

Ela forma uma espécie de túnel e, quando retirada, libera um gel derivado do petróleo, o polimetilmetacrilato (PPMA). No entanto, o paciente precisa ter certeza do que quer, porque o PPMA é permanente, ou seja: não pode ser retirado depois.

Possibilidades infinitas


As possibilidades são infinitas, dependendo apenas da vontade e necedade do paciente pela mudança estética.

Popularmente difundida como a “plástica interativa e sem cortes”, a técnica foi criada, estudada e desenvolvida pelo cirurgião plástico gaúcho, Almir Moojen Nácul, 65 anos.

Interativa, pois um dos destaques do procedimento é que permite ao paciente acompanhar cada passo com um espelho e assim sugerir ajustes ao seu gosto.

“A bioplastia não tem contra-indicações. Tem indicações. Sempre que bem indicada os resultados são bons. Pois, como sempre digo, a técnica deixa uma pessoa feia bonita e as que já o são ficam ainda mais belas”, expressa o médico.

Natural de Lagoa Vermelha (RS), Nácul possui mais de 30 anos de carreira e por ser o pioneiro na arte de “esculpir a beleza humana”, ao desenvolver a técnica há mais de 20 anos, é consagrado como o “Papa da Bioplastia”.

Referência


O reconhecimento de Nácul foi imortalizado no final do ano passado pela Comenda do Mérito Farroupilha, pelas mãos do Presidente da Assembléia Legislativa do Estado do RS, Ivar Pavan, por indicação do Deputado Francisco Áppio.

Uma referência mundial para a medicina. Um trabalho que possibilita devolver volumes perdidos no processo de envelhecimento, proporcionando um rejuvenescimento natural, oferecendo equilíbrio e beleza, tanto para o rosto quanto para o corpo.

O sucesso de seu trabalho está retratado no seu reconhecimento nacional e internacional e também na satisfação dos mais de 20 mil pacientes já atendidos.


Personalidades rio-grandinas estão entre eles. Também nomes de peso, como a atriz Glória Menezes, o ator Felipe Camargo, e a Miss Brasil 2008, Natália Anderle, já entraram e saíram várias vezes dali. Aliais, transformar Miss em mulheres ainda mais bonitas é uma especialidade a parte para o simpático doutor Nácul.

Outra que já passou por suas mãos foi a gaúcha, Juliana Borges, que ficou conhecida como “a miss das 19 plásticas”.

“Ela tinha o lábio fino, eu engrossei. A face se confundia com o pescoço, eu defini a face. Iluminei a maçã do rosto, dei movimento ao zigomático e pronto: elegeu-se Miss Brasil em 2001”, aponta.


Por sinal, a silhueta feminina é decoração predominante no consultório, traduzida em diversas obras de arte. Já consagrado como um templo de beleza eclético, o Centro Mundial de Bioplastia, recebe pacientes e colegas do mundo todo que vêm em busca do know-how desta moderna tecnologia.

E mais que um difusor de sua técnica, ele também já fez o uso fruto dela. “Aumentei o queixo, defini a linha da mandíbula, o malar e o zigomático. Meu assistente fez em mim, sob minha supervisão”, revela o especialista.

A ENTREVISTA


1) Tecnicamente falando, o que é bioplastia?

Dr. Nácul - É uma técnica que consiste no implante de biomateriais [New - Plastic - microesferas de polimetilmetacrilato] que estimulam a formação de colágeno na própria pessoa. Esta substância é implantada por uma microcânula que não provoca lesões nos tecidos com um botão anestésico, que é aplicado na pele aonde se faz um pertuito pelo qual a microcânula penetra.

O polimetilmetacrilato foi sintetizado na Alemanha em 1902. Entre outras aplicações, é usado como cimento em próteses de fêmur há mais de 60 anos e também na confecção de lentes intraoculares [lentes que são implantadas dentro do globo ocular] e marca-passo cardíaco.

Na forma de microesferas, como implante, já é utilizado há mais de 20 anos. Nesse período, mais de um milhão de pessoas já foram submetidas a implantes dessa substância, sem haver registros de casos de migração para outros órgãos, o que comprova a eficácia e segurança do método.

2) Com a bioplastia o senhor fala em rejuvenescer embelezando. Isso é possível?

Dr. Nácul - O que pode ser melhor para quem busca harmonia estética do que recuperar a autoestima e a juventude? Por ser minimamente invasiva e pelo leque de opções que permite, a bioplastia torna possível.

Além de rejuvenescer embelezando, essa novidade retarda o processo de envelhecimento, porque dá sustentação à musculatura. Isso ocorre porque, com ela, o biomaterial implantado - Newplastic - gera sustentação e formação de colágeno no nível muscular.

A eleita Miss Rio Grande do Sul e Miss Brasil, Natália Anderle, é um bom exemplo de que é possível tornar ainda mais belo quem já o é. Ela e muitas outras candidatas usaram a bioplastia como auxilio para a conquista do título.

Os homens também são muito adeptos, procurando definir traços, aumentar o queixo, além de aplicar a bioplastia no corpo, em áreas específicas como peitoral, bíceps, tríceps, panturrilhas. Enfim, pode-se adquirir um corpo malhado sem fazer malhação.


>> As vantagens da bioplastia
A bioplastia é uma técnica que veio para ficar. Suas vantagens são inúmeras, porém, algumas podem ser citadas mais pontualmente:

- Proporciona custo financeiro menor;
- Dispensa internação hospitalar;
- Não tem pós-operatório;
- É executado com anestesia local;
- Oferece resultado imediato;
- Consiste em aplicação rápida e segura;
- Não há necessidade de tomar antibióticos;
- Não se desloca pelo corpo;
- Participação ativa do paciente no procedimento;
- Possibilita rápido retorno as atividades habituais;
- O resultado pode ser simulado, com anestésico ou soro fisiológico.

3) Qual é a duração do procedimento?

Dr. Nácul - É possível fazer uma face inteira e o nariz em uma hora e meia, e várias regiões do corpo podem ser tratadas em apenas uma sessão. Uma vez que a microcânula não lesiona vasos e nervos, não há risco de hematomas e equimoses (manchas roxas). O biomaterial não é reabsorvido pelo organismo, nem se desloca para outras áreas do corpo.

Também não tem efeitos colaterais, não causa alergia e não há risco de rejeição. Porém, se antes de realizar o procedimento, caso o paciente não estiver seguro daquilo que quer, há o recurso da "simulação", no qual é aplicada uma substância reabsorvível que permite que o paciente veja o resultado antes da aplicação definitiva. Por isso falo que as possibilidades com a bioplastia são infinitas.

4) Qualquer cirurgião-plástico pode ser um bioplasta?

Dr. Nácul - Todo cirurgião-plástico deve ter um pouco de artista, uma vez que vai transformar corpos e rostos de seus pacientes através de procedimentos cirúrgicos e não-cirúrgicos. No caso do bioplasta, esse dom é ainda mais necessário. O talento faz parte do trabalho do bioplasta, pois ele fará o trabalho de um escultor.

5) Ao observar o paciente o senhor já identifica o que deve ser corrigido?

Dr. Nácul - A maioria deles já vem com o diagnóstico pronto, embora alguns pedem uma avaliação do que deve ser feito. Mas muitos não sabem do potencial que tem a bioplastia. Por isso, devemos dar a nossa sugestão partindo dos nossos conhecimentos sobre a técnica.


>> Bioplastia da face:

- Maçãs do Rosto
- Lábios
- Contorno do Rosto
- Queixo
- Nariz
- Ângulo da Mandíbula
- Linha da Mandíbula
- Pálpebras
- Tratamento de Rugas e Sulcos Faciais
- Fissura Labiopalatal
- Síndrome de Parry-Romberg Queixo de Bruxa
- Terço Superior da Face
- Tratamento da Lipodistrofia Facial e Corporal em Pacientes HIV Positivos

6) O senhor já viajou para diversos países, como México, Estados Unidos, Coréia, Oriente, Equador e praticamente todos os países da America do Sul. Como tem sido esta difusão da bioplastia pelo mundo?

Dr. Nácul - É assim que o conhecimento se difunde desde o inicio da humanidade. Quem o detém busca com o outro para que seja aperfeiçoado e aprimorado. Fico muito feliz em poder levar minha técnica pelo Brasil e pelo mundo, por isso há mais de uma década venho ministrando cursos de treinamento com o intuito de capacitá-los e aprimorar cada vez mais e mais a técnica. Há pouco tempo fui para Doha (Catar), nos Emirados Árabes, a convite, para levar o "know how" da Bioplastia e trocar experiências com grandes profissionais.


>> Bioplastia do corpo

- Glúteos
- Peitorais
- Braços
- Mãos
- Cicatrizes e Depressões
- Panturrilha
- Lipodistrofia Corporal
- Pectus Excavatum (depressão externa)
- Pectus Carinatum (Peito de Pombo) Seqüela de Poliomielite
- Contorno Lateral do Corpo
- Aumento do pênis
- Bioplastia Vaginal

7) A beleza do rosto requer a harmonia de diferentes traços. Pode-se dizer que a bioplastia é o acorde que dá o tom correto para essa melodia?

Dr. Nácul - A beleza de um rosto depende do equilíbrio entre os segmentos da face, de suas linhas, projeções e reentrâncias, criando luz e sombra, de modo que o perfil ideal é aquele em que esses elementos se harmonizam entre si.

Os ângulos do nariz são fundamentais à boa estética e pode ser modificados pela bioplastia, trazendo beleza, harmonia e personalidade ao rosto, modelando-o em equilíbrio com os demais elementos faciais.

Antes, as pessoas buscavam a redefinição do perfil a partir do modelo de um nariz padronizado. Hoje, os conceitos que envolvem beleza têm se modificado e mostrado que não é o modelo do nariz o que confere beleza a um rosto, mas a relação harmoniosa desse com outros segmentos da face e, principalmente, que beleza é um conceito pessoal. Ou seja, cada pessoa tem o seu perfil ideal e uma harmonia de traços única.

>> Serviço:

- O que: Bioplastia
- Criador: Dr. Almir Moojen Nácul
- Local: Clínica Nácul - Centro Mundial de Bioplastia.
- Onde: Rua Quintino Bocaiúva, 1086 – Moinhos de Vento, Porto Alegre (RS)
- Mais informações: (51) 3331-6200
- Acesse: www.clinicanacul.com.br
- E-mail: nacul@clinicanacul.com.br

>> Dr. Almir Moojen Nácul


- Cirurgião-Plástico, criador da Bioplastia;
- Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica;
- Membro de International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS);
- Membro da Federação Ibero-latino-americana de Cirurgia Plástica;
- Ex-professor assistente da Faculdade de Ciências Médicas/UCS;
- Possui dois livros publicados sobre a sua tecnologia: “Bioplastia, a Plástica Interativa” (editado também na Venezuela como “Bioplastia – La Plástica Interactiva” pela Editora Amolca Caracas), além de diversos artigos escritos e publicados em livros e revistas nacionais e internacionais de sua especialidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário