12 de março de 2011

A realeza da 13ª Festa do Mar

Fotos: Bruno Kairalla


A partir da próxima segunda-feira, 14, restarão exatos 30 dias para o começo de uma nova Festa do Mar, que neste ano apresenta como tema dos 50 anos da primeira edição, Estas águas nos pertencem
Eleitas em novembro de 2010, a rainha Cíntia e as princesas, Carolina e Gabriele foram criteriosamente avaliadas e entre outras 20 meninas se tornaram as novas soberanas do maior evento da região Sul deste Estado. E não foram escolhidas a toa. Juntas provam que além de charme, beleza e elegância possuem a grandeza e o brilhantismo desta 13ª edição.

Soberanas ao tamanho 
de uma Festa do Mar



Escrito por
Bruno Zanini Kairalla 
Contato: bruno.kairalla@gmail.com
Twitter: www.twitter.com/bzkairalla

Ao lado de outras 20 belas meninas (imagem abaixo), elas disputaram pela primeira vez um concurso de beleza. Foram minuciosamente analisadas, investigadas, avaliadas por diversos jurados, passando por testes variados, entre eles, o de vídeo. 




Contaram com a força e o empenho de suas torcidas e foram eleitas, em novembro de 2010, as representantes da 13ª Festa do Mar, que ilustrando o tema, “Estas águas nos pertencem”, desenvolve-se de 14 a 24 de abril no cais do Porto Velho, em Rio Grande (RS).


Realizada pela primeira vez em novembro de 1961, a Festa chega às bodas de ouro, portanto, aos 50 anos de sua primeira edição, provando que possui fôlego e representantes a altura de sua história e grandiosidade.



Além de compartilhar a vontade e o sonho de representar o nome da maior festa da região Sul do Estado, o trio também possui outros aspectos em comum. 




As três são morenas, passaram da casa dos 20 anos, cursaram ou cursam uma graduação e também possuem namorados. As personalidades, bem como suas preferências são distintas, óbvio. 

Porém, as três são decididas, determinadas, extremamente inteligentes, contam com brilho próprio e também um espírito crítico; gostam de argumentar e são curiosas. 




Das três, apenas a princesa Carolina não é rio-grandina. Mas nasceu aqui perto, em Jaguarão (RS). Mudou-se para cá quando tinha apenas nove anos. E há 13 anos vivendo na terrinha, já se considera uma autentica papareia.


Assim como a Festa, elas também dividem o espírito de liderança e o de renovação. Neste ano, por exemplo, a organização da Femar baniu a ordem de classificação que separavam as duas princesas, evitando que existisse um grau de importância entre as mesmas. A medida seguiu uma tendência adotada por outros importantes eventos.



Além disso, a nova Corte está regida por duas sagitarianas e uma virginiana. Impacientes, ansiosas, aos poucos, as soberanas estão se acostumando, ou melhor, adaptando-se com o ritmo frenético e os compromissos de última hora que surgem na hora de erguer a coroa.


Ao lado da corte da 12ª Festa do Mar
(Foto: Pós-produção)

E agora, juntamente com a comunidade rio-grandina e os demais organizadores do evento, a rainha Cíntia, e as princesas Gabriela e Caroline, estão em contagem regressiva. 


Faltando cerca de um mês para o início da nova edição, vamos conhecer melhor as soberanas que, em comum, compartilham o sonho de representar e divulgar o nome da maior festa da região Sul do Estado.
Foto: Pós-produção

A RAINHA
Cíntia Duarte Mirco
Fotos: Arquivo Pessoal/Divulgação


- Naturalidade: Rio Grande
- Data de nascimento: 01/12/1983 (27 anos)
- Signo: sagitário
- Altura e peso: 1m68cm - 52 Kg
- Relacionamento: namorando
- Perspectiva de vida que melhor defina você hoje:O mundo está nas mãos daqueles que têm coragem de sonhar e correr o risco de viver seus sonhos”.
- Personalidade: determinada
- Qualidades: amorosa, sincera
- Defeitos: ansiosa
- Uma palavra: família
- Um medo: solidão
- Cor: rosa
- Trilha Sonora: Firework - Katy Perry
- Filme: Como se fosse a primeira vez
- Ídolo: meus pais
- Prato predileto: lasanha
- Significado de Beleza: apenas um detalhe
- Sonhos e Desejos: cursar o doutorado




ATIVIDADES
- Profissão: Funcionária pública
- Formação: Graduada em Ciências Biológicas (UFPel), atualmente estudante do mestrado de Ciências Fisiológicas – Fisiologia Animal Comparada (Furg).
- Lazeres: assistir o pôr do sol nas margens da Laguna dos Patos e ir a praia
- Esportes: natação e caminhadas


FESTA DO MAR
- Porque concorreu ao título da Festa do Mar? Sempre tive vontade de fazer parte da Corte da Festa do Mar. Representar essa festa tão importante para nós é um grande privilégio.
- Como foi disputar este título ao lado de 20 meninas? Disputar este título foi muito especial, fiz novas amizades, conheci pessoas, foram dois dias repletos de emoções. Foi a primeira vez que concorri num concurso de beleza e poder representar esta festa que amo muito marcou e vai marcar toda a minha vida.
- Qual o significado e a importância desta Festa? A Festa do Mar significa alegria, cultura, lazer e orgulho da nossa cidade tão bela e tão cheia de história. É um evento muito importante para o desenvolvimento da nossa cidade, pois destaca as potencialidades turísticas e econômicas da nossa região.
- Como pretende defender o título conquistado? Com muito amor e dedicação.
- O que você mais gosta na Festa do Mar? A gastronomia e toda a cultura que a festa emana e proporciona.
- Convite: Gostaria de convidar a todos a prestigiarem a 13ª edição da nossa Festa do Mar, um grande evento da Zona Sul do nosso Estado, repleto de atrações, cultura, lazer e entretenimento. Tudo isso e muito mais reunido em um só lugar. Esperamos por vocês de 14 a 24 de abril no cais do Porto Velho, aqui na Cidade de Rio Grande.

AS PRINCESAS
Gabriela Lima Gonçalves da Silva
Fotos: Arquivo Pessoal/Divulgação

- Naturalidade: Rio Grande
- Data de nascimento: 30/11/1989 – 21 anos
- Signo: sagitário
- Altura e peso: 1m72cm - 61 Kg
- Relacionamento: namorando
- Frase ou perspectiva que melhor defina você: "Façamos da interrupção um caminho novo. Da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sonho uma ponte, da procura um encontro!" - Fernando Sabino.
- Personalidade:apaixonada pela vida, pelos sonhos e os ideais. Uma pessoa extremamente otimista. Procuro encontrar a felicidade escondida nas pequenas coisas”.
- Qualidades: determinação, bom humor, generosidade
- Defeitos: ansiosa
- Uma palavra:
- Um medo: de que tudo passe muito rápido!
- Cor: laranja
- Trilha Sonora: Blackbird (The Beatles), Redemption Song (Bob Marley), Relicário (Nando Reis)
- Filme: Um Sonho Possível
- Ídolo: Mikhail Baryshnikov
- Prato predileto: um bom churrasco
- Significado de beleza:uma pessoa feliz consigo mesma, que se sente bem interiormente conseguindo transmitir toda a sua beleza para o mundo exterior
- Sonhos e Desejos: a realização pessoal e profissional. Viajar pelo mundo e conhecer outras culturas.


ATIVIDADES
- Profissão: estudante do 2º ano do curso Engenharia de Alimentos (Furg)
- Lazeres: caminhar pela praia, apreciar o pôr-do-sol, estar com as pessoas que eu amo
- Esportes: danço Ballet Clássico; é minha paixão!


FESTA DO MAR
- Porque concorreu ao título da Festa do Mar? Sempre sonhei em fazer parte da Corte da Festa do Mar e graças ao apoio e confiança da minha escola, a Academia Ensaio, e de toda minha família, hoje me sinto realizada.
- Como foi disputar este título ao lado de 20 meninas? Foi uma experiência maravilhosa. Em pouco tempo conheci e dividi experiências ao lado de tantas meninas.
- Qual o significado e a importância desta Festa? A Festa tem uma importância fundamental para esta cidade. Por ser a maior festa da região Sul do Estado, ela atrai milhares de turistas de todos os lugares, promovendo a nossa cultura local, a gastronomia típica e privilegiando a todos os visitantes com a sua beleza natural indescritível.
- Como pretende defender o título conquistado? Pretendo defender o meu título com muito orgulho e dedicação, pois quero representar da melhor maneira possível a cidade do Rio Grande e levar a todos a magia e o encantamento desta festa que tão bem representa a nossa terra.
- O que você mais gosta na Festa do Mar? Gosto muito das apresentações culturais. Em várias edições da festa tive a alegria de me apresentar como bailarina da Academia Ensaio. Não posso deixar de falar na gastronomia também, com as suas delícias locais.
- Convite: Como Princesa da 13ª Festa do Mar, é com muita satisfação que venho convidar a todos os rio-grandinos, e pessoas de todo o Brasil para fazerem parte da comemoração dos 50 anos da nossa festa. Venham apreciar a cultura da nossa região, e desfrutar dos pratos típicos da terra, como uma boa anchova assada à beira da Laguna dos Patos. Esperamos todos vocês de braços abertos!

Carolina Soares Gonçalves
Fotos: Arquivo Pessoal/Divulgação

- Naturalidade: Jaguarão
- Data de nascimento: 28/09/1988 – 22 anos
- Signo: Virgem
- Altura e peso: 1m68cm - 58 Kg
- Relacionamento: namorando
- Frase ou perspectiva que melhor defina você: "Não é só bater na porta certa, mas bater até abrir" - Guy Falks
- Personalidade: forte
- Qualidades: sincera e perseverante
- Defeitos: perfeccionista
- Uma palavra: respeito
- Um medo: perder as pessoas que gosto
- Cor: verde
- Trilha Sonora: Dia Especial, da Cidadão Quem
- Filme: Sempre ao seu lado, com Richard Gere
- Ídolo: Nenhum de Nós
- Prato predileto: Todos os tipos de massas
- Significado de Beleza: Naturalidade
- Sonhos e Desejos:Concluir a graduação e aproveitar muito esse momento mágico como integrante da corte da Festa do Mar”.


ATIVIDADES
- Profissão: Estudante do 1º ano de Direito (Furg)
- Lazeres: Ir à praia e dançar
- Esportes: Musculação


FESTA DO MAR
- Porque concorreu ao título? Como visitante, participei das edições anteriores e achei que seria interessante representar a cidade e a Festa, mas confesso que ser eleita uma soberana foi algo inesperado, maravilhoso e muito gratificante.
- Como foi disputar este título ao lado de 20 meninas? Muito divertido, pois ganhei grandes amigas durante a escolha e momentos inesquecíveis.
- Qual o significado e a importância desta Festa? Ela representa para a cidade a oportunidade de apreciar as nossas belezas, normalmente esquecidas durante o ano devido a rotina das pessoas. A Festa tem como compromisso resgatar o orgulho de morar em uma cidade com uma história e cultura tão rica quanto a nossa.
- Como pretende defender o título conquistado? Com dedicação e alegria, pretendo acolher todos os visitantes com simpatia e entusiasmo que esse grande evento merece.
- O que você mais gosta na Festa do Mar? A vista da Laguna dos Patos, que os passeios de escuna proporcionam. É linda.
- Convite: Convoco todos que gostam de diversão, muita música e gastronomia de qualidade, que venham participar da 13ª Festa do Mar, conferir nossas atrações e se deliciar com a culinária típica da região.




Nenhum comentário:

Postar um comentário