30 de julho de 2011

Reais e com curvas


TEXTO: BRUNO ZANINI KAIRALLA
- Fotos: Bruno Kairalla/Divulgação/Google Imagens



Durante muito tempo elas viveram reclusas e no anonimato. A mídia, a moda, que nasceram para ditar regras, tendências e padrões de beleza e comportamento, só agora, através das plus sizes, parece querer valorizá-las mais, mesmo que ainda de forma muito tímida e inibida. Uma “compreensão” que resultou de um melhor entendimento do ponto de vista das necessidades e exigências que contemplam o seu universo – e que, por sinal, não são poucas.
E apesar do preconceito, ainda agressivo e geralmente oriundo das próprias mulheres, por não seguirem os padrões pré-estabelecidos, já não importa mais como são rotuladas. Pode chamar sim de “gordelícia”, “GG sexys”, ou ainda de “gordinhas assumidas”. O que é importante frisar é que elas estão cada vez mais expressivas, “bem resolvidas”, para defender suas ideias no que chamam de “ditadura da balança ou das magrelas”. Já existe até campanha virtual: “Gordinhos sim, desleixados nunca!” – para provar que apesar dos quilos a mais, a saúde está sempre em primeiro lugar.
Neste contexto, elas representam a beleza das mulheres reais, das “mulheres de verdade”, ou ainda a liberdade que se distancia da grande maioria, que, com a autoestima sempre abalada, precisa a todo custo, a toda hora, perder um, dois ou três quilinhos. “Quem gosta de osso é cachorro”, lembram. “Homens gostam de ter onde pegar”, fazem coro nossas entrevistadas.
O objetivo principal destas mulheres autênticas e de curvas fartas? Provar que para ter estilo é preciso valorizar o que o seu corpo tem de melhor – seu amor próprio e a sua cabeça!



FIQUE POR DENTRO
- Em junho último, a VOGUE Itália colocou três modelos plus size na capa da sua edição, com direito a fotos sensuais e muito nu artística. Foi uma das edições mais elogiadas pela crítica.



- FLUVIA LACERDA foi a plus size brasileira escolhida para participar do ensaio da VOGUE italiana. A modelo foi descoberta por uma editora de revista de moda em um ônibus em Manhattan, quando ainda era babá e desde então não parou de fotografar. Fluvia nasceu no Rio de Janeiro e se mudou para a Nova York há quase 13 anos. Reconhecida como a versão plus size da modelo Gisele Bündchen, Fluvia é um dos rostos mais procurados pela indústria da moda GG mundial e já foi eleita pela comissão da Semana de Moda Plus Size de Nova York como a modelo do ano.


- MODA PLUS: O principal evento de moda GG do país ocorreu em São Paulo, no dia 16 de julho último. O “Fashion Weekend Plus Size” – FWPS – chegou neste ano a sua quarta edição, apresentando as tendências para o verão 2012.




- NÚMEROS: Dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares, realizada pelo IBGE, indicou que 10,5 milhões de brasileiros com 20 anos, ou mais, são obesos. Somado àqueles que estão acima de seu peso, o número sobe para 39 milhões de brasileiros, ou 40,6% da população. Apesar desse grande percentual, constata-se que o indivíduo gordo sente-se cada vez mais excluído socialmente.

- PRECONCEITO: Pesquisas apontam que os obesos estudam menos, têm dificuldades de relacionamentos amorosos e ainda menores ofertas de emprego. Nos escritórios, novos projetos ergonômicos privilegiam cada vez mais pessoas magras. Além disso, as empresas evitam funcionários que possivelmente terão mais problemas de saúde, como hipertensão, diabetes, doenças cardíacas e colesterol.

- WWW: Uma forma que muitas gordinhas encontraram para extravasar suas emoções, seus gostos e todo preconceito que passam diariamente (muitas alegam terem sido por anos a fio vítimas bullyng) foi através de sites e blogs ousados, que se tornaram verdadeiras febres na internet. O Mulher indica alguns com materiais interessantes e especiais:
1) gordinhasassumidas.com.br
2) gmaravilhosas.com
3) gordinhaslindas.com
4) cherrygim.blogspot.com


GORDINHAS E APAIXONADAS


Ariadine Faria Leme (DINE), 21anos
- Peso atual: 80 quilos
- Altura: 1m63cm
Juntos há um ano e oito meses, Dine e Vagner de Souza, 22 anos, conheceram-se na infância. Apesar das insistentes investidas do eletricista foi depois de dez anos que, ela, sempre muito assediada, resolveu dar o “OK” para iniciar a relação, que hoje conta com planos e ares sérios de casamento. Boa de garfo, embora já tenha tentado seguir algumas dietas, Dine afirma que nunca fez muito esforço. “Se der deu, mas se não der, aprendi a ser feliz assim” – garante a auxiliar administrativa.
Preconceitos ela garante que já os enfrentou. “Passei por isso na adolescência e, por incrível que pareça, sempre vinha do lado feminino. Eram as meninas que me olhavam meio estranho, já que todas eram magricelinhas e eu sempre fui meio "cheinha". Mas com o passar do tempo a gente acaba aprendendo a administrar isso. Hoje nem dou mais bola, se estão me olhando é porque devem estar me achando bonita [risos]”.
Dine fala que antigamente era muito difícil encontrar roupas apropriadas para o seu tamanho e que as peças eram, geralmente, resumidas em largas e monocromáticas. “De uns anos pra cá é que começaram a surgir roupas realmente bonitas para as gordinhas, roupas que valorizam e destacam as partes mais atraentes da mulher, tais como vestidos acinturados, calça jeans com detalhes diferentes e estampas, muitas estampas!”, salienta.


Por fim, ela ainda ensina: “A sensualidade não esta nos quilos a menos, e sim num todo. É no olhar, no balançar do cabelo, no sorriso. Claro que um vestidinho acinturado, um salto e uma maquiagem maravilhosa sempre ajudam, mas se tu não te sentir bem e não te aceitar do jeito que você é, nada disso te torna sensual. A verdadeira sensualidade vem de dentro pra fora e não ao contrario”. E Vagner aprova. Gosto de todos os traços de sua namorada, mas ressalta o bumbum como sua parte mais bonita. “Além da estética, gosto do seu jeito de ser, a inteligência, o bom humor, a simpatia; na verdade, é o todo que me encanta!”, finaliza ele.

-------------------------------------------------------------------
Franciele Mathias Motter (Fran), 22 anos
- Peso atual: 102 quilos
- Altura: 1m73cm


“Sempre me aceitei do jeito que sou. Nunca tentei fazer dietas malucas. Acredito que quem realmente gosta de mim, não liga para o peso da minha aparência”, enfatiza Franciele, que já chegou a pesar 110 quilos. A auxiliar de escritório fiscal, que mesmo sem lembrar, fala que só foi magra na infância, revela também que por conta do peso chegou a sofrer bullyng na escola. “Mas acho que isso me fortaleceu e me mostrou que nem todas as pessoas são legais”, afirma.
A auxiliar observa que a sensualidade está presente num conjunto de atitudes. “Um gesto, um carinho, uma produção bem feita, são bem melhores do que um corpo perfeito. Afinal, de que adianta ter forma se não tem conteúdo”, exclama.
Fran critica a discriminação dos altos preços cobrados por lojas que vendem produtos para o segmento das gordinhas e comenta que a sociedade, em geral, cobra por um corpo em forma, apontando a mídia como uma das grandes responsáveis: “Ela sempre tenta nos passar a idéia de que para sermos amadas devemos ter um corpo perfeito”.


Casada desde janeiro último com o administrador Eduardo Motter, 24 anos, Fran repassa uma valiosa lição para quem segue o peso da fiel doutrina que padroniza o mundo: “Não importa a cor, o peso, a raça: sempre o primeiro passo é nos aceitarmos do jeito que somos; só assim as pessoas nos aceitarão”.
Eles, que de cidades diferentes, conheceram-se pela internet, em pouco tempo do romance virtual, já sabiam que tinham mais do que afinidades em comum. Confira a resposta de Dudu quando perguntamos se ele já a conheceu cheinha: “Sim, ela já era linda!”. Inveja? Continue lendo: “É impossível escolher uma única parte do corpo dela que eu mais goste, sendo que para ser perfeito tem que estar todas juntas! E além de sua aparência, amo sua essência, suas ações, gestos e carinhos. Ela é perfeita para mim”, conclui.


FAMOSAS & FOFINHAS
Não importa a área e nem o setor. Na mídia elas são escassas, mas geralmente bem sucedidas. Apesar de poucas (tente você lembrar de 10 nomes), são sensuais e além da beleza, contam com um principal diferencial: a atitude.

Nacionais



- Preta Gil
Ela já emagreceu, engordou, foi vítima de piadas preconceituosas na internet e hoje assume e tenta lidar bem (confessa que já foi muito neurótica) com os seus 1m59cm e 75 quilos. “Não sou gorda, eu sou gostosa”, declarou ela certa vez num programa de tevê. Com o seu charme, sua beleza e atitude, namorou galãs globais, como o ator Bruno Gagliaso.


- Cláudia Jimenez
Baladeira de plantão, ela é outra que só namora jovens galãs. Cláudia tem 1m80cm e pesa entre 90 e 95 quilos.


- Tatiana (Tati) Portella (Chimarruts)
Além de uma das vozes mais belas e encantadoras dos pampas gaúchos, Tati, a vocalista da banda Chimarruts, possui estilo inconfundível e é uma das gordinhas mais satisfeitas com o peso e altura – 80 quilos distribuídos em 1m68cm.


Internacionais


- Queen Latifah
Ela figura entre as personalidades mais bem-vestidas do showbiz mesmo não exibindo uma silhueta “mignon”, como a maioria de suas colegas. Com 1m79cm de altura e corpão violão, com seios e quadris fartos e barriga saliente, nos seus figurinos, ela valoriza o que tem de melhor: as pernas e o colo. Com um peso que varia dos 107 a 113 quilos, também já lançou a sua marca de roupas e acessórios, batizada com seu primeiro nome, Queen (Rainha).


- Oprah Winfrey
A apresentadora americana já declarou que ficou com raiva e envergonhada por recuperar o peso perdido em uma dieta. Oprah, que chegou aos 72 quilos, agora pesa 95 quilos. O efeito sanfona é constantemente vivido por ela, que mede 1m69cm. Ela disse, no entanto, que não tem mais como objetivo alcançar a magreza. Ao contrário, busca se tornar forte e saudável.


- Kirstie Alley
Conhecida em vários filmes do tipo “sessão da tarde”, principalmente por "Olha quem está falando", Kirstie lutou com a balança sempre, mas agora desistiu! Para assumir suas curvas até topou fazer um reality show e até mesmo um seriado em que ela faz uma atriz gordinha (Fat Actress) tentando voltar ao estrelato! A atriz já chegou aos 116 quilos e hoje tenta se manter abaixo dos cem.

INDIQUE UMA MULHER DE DESTAQUE: bruno.jornalagora@gmail.com – 9122-5267


Nenhum comentário:

Postar um comentário